Diagrama de Ishikawa Processo Decis rio Copia
Conceito:
O Diagrama de Ishikawa foi proposto originalmente na década de 60, pelo japonês
Kaoru Ishikawa, engenheiro de controle de qualidade, teórico de administração das companhias japonesas, Kaoru Ishikawa nasceu em 1915 e faleceu em 1989. Em 1939, licenciou-se em química aplicada pela Universidade de Tóquio, grande pesquisador da qualidade em empresas Japonesas. Criou vários métodos que auxiliasse no comando das organizações, sua ideia principal era educar todas as pessoas que trabalhavam em fábricas
Japonesas, baseado nas fontes filosóficas de suas ideias, que dizia que o homem é bom por natureza e se importava positivamente com o que o afeta, Ishikawa criticava o modelo produtivo ocidental, segundo o qual o trabalhador recebe tratamento desrespeitoso, ele entendia que apenas quando se conquistasse o comprometimento dos trabalhadores como pessoas, eles teriam interesse em melhorar a qualidade e a produção.
Também chamado de “Diagrama de Causa e Efeito”, “Diagrama Espinha-de-peixe”, o
Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e controle da qualidade em diversos processos onde as causas são levantadas para se chegar à raiz de um problema especifico. As causas de um problema podem ser agrupadas a partir do conceito dos 6M: materiais, métodos, mão-de-obra, máquinas, meio ambiente, medidas.
Material: quando o material não está em conformidade com as exigências para a realização do trabalho;
Método: quando o efeito indesejado é consequência da metodologia de trabalho escolhido; Mão de obra: quando um colaborador realiza um procedimento inadequado, faz o seu trabalho com pressa, é imprudente, etc.;
Máquina: quando o defeito está na máquina usado no processo;
Meio ambiente: quando o problema está relacionado ao meio externo, como poluição, calor, poeira, etc. ou mesmo, ao ambiente interno, como falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.
Figura 1. Diagrama