Diagrama de fluxo de dados minha locadora
Vamos agora ver como podemos construir um diagrama D.F.D :
Sugestão para as etapas de elaboração de um D.F.D: * Identificar e descrever os requisitos funcionais; * Identificar entidades externas(EE); * Associar o fluxo de dados que as entidades enviam, consomem ou recebem; * Identificar consultas * Desenhar o primeiro DFD: * Iniciar no canto esquerdo com a entidade externa principal; * procurar deixar todas as entidades externas nos cantos; * na esquerda as EE de Origem e na direita as EE de Destino; * desenhe fluxos que surgem, processo e depósitos de dados; * verificar se todas as entradas e saídas foram incluídas; * associar manutenções aos depósitos de dados; * Explodir ou derivar processos complexos em níveis inferiores.
D.F.D de um sistema para vídeo locadora (resumido):
Componentes do Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)
Como vimos na Figura 1 , um diagrama de fluxo de dados é composto por vários componentes, que são representados por formas diferenciadas.
Os componentes do DFD são: processo, fluxo de dados, terminador ou entidade externa e depósito de dados.
A seguir, vamos discutir cada um destes componentes: o que significam, como podem ser representados, as regras para desenhar um diagrama consistente, etc.
a) Processo
O processo representa o elemento que transforma "entradas" em "saídas", como os processos industriais. Por exemplo, algumas palavras são digitadas através do teclado e um processo as transforma num registro, num cadastro, numa informação que ficará armazenada.
O processo pode ser representado através de diferentes formas geométricas, como um círculo, um retângulo ou um retângulo com os cantos arredondados (ver Figura 2 ).
Figura 2 - Diferentes representações para processo
O processo sempre tem um nome (no caso, seria Somar valores dos produtos). O nome deve descrever o melhor