Diagrama de base de dados
EMPRESA DO SETOR CERÂMICO
Autores
Milene Sartori
Luiz Carlos c Colombo
1. Introdução
Atualmente, com a expansão dos mercados globais, as empresas estão diante de grandes desafios criados por diversos elementos como: clientes, concorrentes e tecnologia; que demandam cada vez mais respostas rápidas e corretas. Os sistemas de informações são peças fundamentais para propiciar uma compreensão mais ampla do novo ambiente em que se inserem as organizações. Entende-se que esses sistemas devem ter o objetivo de gerar informações e devem ser dotados de características ideais. Laudon e Laundon (1999,
p. 26) afirmam que a finalidade dos sistemas de informação é resolver problemas organizacionais e reagir a uma mudança no ambiente.
O presente artigo é baseado nos resultados de um trabalho monográfico, de conclusão de curso, que propôs um sistema de informações para o fluxo de caixa da empresa Cerâmica Sartori Ltda Me, situada no município de Conchas – SP. O referido trabalho desenvolveu um sistema específico para a realidade particular da empresa.
O interesse pelo assunto resultou da constatação de que a empresa estava crescendo e se tornando mais complexa, principalmente em relação as suas atividades financeiras. Percebeu-se então que um sistema de informações poderia facilitar essas atividades.
O conceito da Análise Estruturada de Sistemas auxiliou a criação de um diagrama de fluxo de dados (DFD), denominado de Sistema Caixa. A saída resultante do sistema desenhado foi o Fluxo de Caixa que permite aos proprietários analisar o desempenho financeiro de sua empresa.
O conceito de sistemas, pelo que expõe Chiavenato (2000 p.544), surgiu com o biólogo alemão Ludwig von
Bertalanffy. Ele criticava a visão que se tinha então do mundo, dividida em diferentes áreas e afirmava que é necessário estudar os sistemas globalmente, de forma a envolver todas as relações de interdependência
das