Diagnóstico Social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DIAGNÓSTICO SOCIAL 4
3 POLÍTICA DA EDUCAÇÃO 8
4 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Veremos a seguir que para a melhor compreensão da realidade local de uma determinada região, um dos fatores importantes é o diagnóstico social, e que para isso é necessário fazer um levantamento dos indicadores sociais.
É necessário verificar e compreender que as políticas públicas, dependem desses levantamentos, os quais são informações que irão direcionar as ações, conforme as prioridades sociais existente em cada município.
Observaremos que o conhecimento da realidade do nosso território e as demandas sociais a ele inerentes fará toda a diferença na atuação do serviço social e das demais intervenções.
2 DIAGNÓSTICO SOCIAL
O Diagnóstico Social é um instrumento dinâmico que permite uma compreensão da realidade social, inclui a identificação das necessidades e a detecção dos problemas, mas prioritárias e respectivas causalidades, bem como os recursos e potencialidades locais, que, constituem reais oportunidades de desenvolvimento. Um método investigativo que possibilita o desenvolvimento do conhecimento da realidade vivenciada pela população de um território, município, estado ou país. Através de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e censos demográficos fornecidos pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IDEB) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, entre outras fontes segura.
A política de Assistência Social foi inserida na constituição de 1988, nos artigos 203 e 204, encontra-se regulamentada pela lei n°8.742 de 1993, por meio da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, a escolha desta política na elaboração do diagnostico social, está relacionada pelas questões sociais que existem na realidade do meu município, nas quais depende dos serviços e benefícios