Diagnóstico em empresas e incorporadoras
Engenharia Civil
JOSENALDO SANTOS SILVA
DIAGNÓSTICO EM EMPRESAS E INCORPORADORAS
Itabuna-BA
2012
JOSENALDO SANTOS SILVA
DIAGNÓSTICO EM EMPRESAS E INCORPORADORAS: Uma ênfase nos mais variados tipos de erros que podem acontecer em empresas e incorporadoras de pequeno porte?
Projeto de pesquisa bibliográfico-descritivo apresentado ao Professor Ricardo Gonçalves, como requisito parcial da disciplina de Planejamento, gestão e controle de obras do Curso de Pós Graduação de Especialização em Sistemas Construtivos de Edificações de Engenharia Civil.
Itabuna-BA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 JUSTIFICATIVA 5
1.2 PROBLEMA 6
1.3 OBJETIVOS 6
1.3.1 Geral 6
1.3.2 Específicos 6
1.4 HIPÓTESE 7
2. METODOLOGIA 7
3. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 8/14
5.CONCLUSÃO 15
4. REFERÊNCIAS 16
1.INTRODUÇÃO
“Após o boom da construção, esta é uma oportunidade de fazermos uma análise, ou melhor, um balanço do que se avançou e dos próximos passos necessários para o desenvolvimento e para ainda não atingida industrialização da construção. Não avançamos praticamente nada nas últimas décadas e, que é pior, mesmo com esses tempos de prosperidade, muitas grandes, pequenas e médias construtoras e incorporadoras amargaram prejuízos”. Segundo Luiz Henrique Ceotto, engenheiro civil. A “questão foi manter as mesmas práticas gerenciais, ou seja, permanecermos intimamente ligados ao passado.” A mentalidade é uma das coisas mais difíceis de mudar, mas é necessária. É preciso segundo o engenheiro, mudar a cultura de informalidade que reina na construção civil. O papel da burocracia não é engessar os processos, pelo contrário ela pode facilitar o processo de comunicação entre os profissionais e dentro da própria empresa. A formalização de processos, desta forma, é essencial para o bom andamento do projeto e da obra, e, posteriormente, para fazer uma análise do