Diagnóstico do perfil sanitário do igarapé dos veados no trecho urbano da cidade de presidente figueiredo - am, como subsídio na elaboração de políticas público-ambientais.
RESUMO
Este trabalho, teve como objetivo principal estudar qual o efeito da contribuição antrópica no processo de eutrofização do igarapé dos Veados no trecho urbano da cidade de Presidente Figueiredo identificando os trechos críticos em não conformidade ambiental através de perfis sanitários. Coletou-se amostras de água a cada 250 metros apartir da confluência do Igarapé dos Veados e o Rio Urubuì denominado ponto 01, numa extensão de 1750 metros até o último ponto de coleta localizado fora dos limites urbanos da cidade denominado ponto 07. Foram usados como parâmetro oxigênio dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), coliformes fecais, temperatura, pH, nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais, turbidez adotados pela “National Sanitation Fundation”, dos Estados Unidos e para determinação de valores máximos e mínimos permissíveis, adotou-se a resolução do CONAMA de Nº 357/2005 ART. 15 – Classe 2. Obteve-se como resultado valores médios para oxigênio dissolvido de 5,14 Mg/L de OD, Demanda Bioquímica de Oxigênio de 4,06 Mg/L, coliformes fecais ausentes, temperatura a 24º C, pH a 4,55, nitrogênio total a 1,585714 Mg/L, fósforo total a 0,162907 Mg/L, sólidos totais a 68,91429 Mg/L, turbidez a 1,857143 UNT concluindo que este corpo hídrico detém grande capacidade de autodepurar-se identificando como fonte poluidora principal o ponto 05, que das três fontes de poluição estudadas é a de maior contribuição com esgotos com dejetos de origem humana oriundo do bairro localizado no entorno do igarapé dos Veados.
PALAVRAS-CHAVE
Eutrofização, igarapé dos veados, autodepuração.
INTRODUÇÃO As cidades brasileiras estão crescendo, as taxas de crescimento urbano são realmente impressionantes, em torno de 5% ao ano,