Diagnóstico da percepção de um pai a respeito da prática esportiva de seu filho
Matheus Rodrigues de Carvalho ELIAS*
Robson Furlan RICARDO**
Samara Chagas BACCON***
RESUMO
A primeira experiência esportiva de uma criança será positiva ou negativa, agradável ou desagradável conforme for a atuação do seu iniciador adulto. O relacionamento familiar de pais e filhos possivelmente é um fator motivacional de impacto na iniciação esportiva, sendo que os pais proporcionam o primeiro contato do filho com qualquer modalidade. Levando em consideração a influencia que os pais exercem na iniciação esportiva dos filhos, este estudo objetivou diagnosticar a percepção de um pai a respeito da prática esportiva de seu filho. Os resultados apontaram que o pai é participativo na vida esportiva do filho, e que este exerce influencias positivas na prática esportiva da criança. Por outro lado, a relação pai-treinador mostrou-se comprometida e quase inexistente neste estudo.
INTRODUÇÃO
O relacionamento familiar de pais e filhos parece ser um fator motivacional de forte impacto na iniciação esportiva mirim uma vez que são os pais que proporcionam as primeiras oportunidades de acesso a práticas esportivas de diversas modalidades. O contexto das atividades físicas no ambito infantil engloba um " triangulo" desportivo " formado pelo treinador, pelo jovem e pelos pais sendo que um bom relacionamento dessa triade pode contribuir de forma signiticativa para o sucesso dos programas de atividade desportiva dos jovens (FRANK. 1979).
As relações presentes no triangulo já descrito por Frank 1979 são enfatizados por outros autores, na área esportiva, que relatam a importância da relação pais-atletas no sucesso da carreira esportiva (Côté, 1999; Durand-Bush & Salmela,2002). Essas influencias são descritas por Machado (1996), Cagigal (1976) e Sipes (1973) tendo como principais interferências na carreira atlética de um individuo, de forma positiva ou negativa: os pais, geralmente a