Sistema operacional
Domingos Sávio Fernandes Martins – SISTEMA DE INFORMAÇÃO - NOITE
Lista 01
1° - Explique o funcionamento da gerência de memória utilizando listas encadeadas.
É mantido uma lista encadeada de segmentos alocados e livres, sendo que cada segmento é um processo ou um buraco entre dois processos. A lista apresenta-se em ordem de endereços, e quando um processo termina ou é enviado para o disco, e a atualização da lista ocorre da seguinte maneira: cada processo, desde que não seja nem o primeiro nem o último da lista, apresenta-se cercado por dois segmentos, que podem ser buracos ou outros processos, o que nos dá as quatro possibilidades . O SO mantém uma lista ligada para indicar os segmentos de memória (sequência de blocos) livres (L) ou ocupados (P).
2° - Quais as vantagens da gerência de processos utilizando listas encadeadas em relação à gerência utilizando mapas de bits?
Mapas de Bits: Com mapas de bits, a memória é dividida em unidades de alocação.
Cada bit do mapa representa uma unidade de alocação, sendo que se o bit for 0, a unidade está livre; caso contrário, a unidade está ocupada.
Encadeadas: Neste caso, é mantida uma lista encadeada com os segmentos de memória livres e encadeados. Uma possível configuração seria manter, em cada entrada, o endereço em que inicia, o seu comprimento e, evidentemente, o ponteiro para a próxima entrada.
3° - Que algoritmos podem ser utilizados para alocar memória quando processos e buracos são mantidos em uma lista encadeada ordenada por endereços de memória?
Explique cada um deles.
1. algoritmo da primeira alocação (first fit): procura-se pelo primeiro espaço na lista o suficientemente grande para armazenar o processo. É um algoritmo rápido pois ele gasta o tempo mínimo em procura. Se o processo não ocupa todo o espaço o restante é disponibilizado como buraco na lista. A pesquisa por espaço sempre inicia na parte baixa de memória, independentemente dos locais escolhidos para alocar os dados.
2. algoritmo da melhor