Diagnostico Social
SERVIÇO SOCIAL
ALANE ALVES PASSOS
POLÍTICA DE PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Remanso
2014
ALANE ALVES PASSOS
POLÍTICA DE PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Trabalho apresentado às disciplinas Oficina de Formação: projeto de intervenção; A Realidade Regional e o Serviço Social; Planejamento Social; Estagio Curricular Obrigatório II do Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná. Orientado pelos professores: Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz Kernkamp; Rosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli.
1. INTRODUÇÃO
O Diagnóstico Social é um instrumento de trabalho dinâmico que permite uma compreensão da realidade social, inclui a identificação das necessidades e a detecção dos problemas prioritários e respectivas causalidades, assim como recursos e potencialidades locais, que constituem reais oportunidades de desenvolvimento. Como é um instrumento realizado em parceria, facilitador da interação e da comunicação entre os diversos parceiros, torna-se parte integrante do processo de intervenção, criando as condições sociais e institucionais para o seu sucesso.
Para a realização do Diagnostico Social é necessário levar em consideração os indicadores sociais da área investigada. Indicadores sociais são valores ou estatísticas que indicam informações derivadas de pesquisas de uma determinada região, estado ou município; geralmente estão relacionadas ás condições de vida de uma população, ou seja, um conjunto de dados que representam um sistema interligado que determina o nível de desenvolvimento social se há avanços ou retrocessos.
O trabalho apresentado a seguir mostrara um diagnostico do município de Remanso Bahia com os principais indicadores sociais, como também a contextualização das implantações das Politicas Publicas de proteção às crianças e adolescentes.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 Índice de Desenvolvimento Social de Remanso Bahia
O município de Remanso