resumo psicologia
Psicologia E Educação
Lilian Silva
O Período Operacional Formal
Neste período ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente realiza as operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referencias concretas. É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça etc.
Inicia-se a partir dos 12 anos, e é nesta fase que o pensamento começa a manipular as ideias e o adolescente tem como principal tarefa, construir as operações formais próprias.
Conforme afirmou Piaget, a forma como o adolescente pensa sobre as coisas e se relaciona com as pessoas e com o meio, tem como fonte o desenvolvimento da estrutura lógica chamada de operações formais. É por meio do pensamento operatório formal que os problemas são resolvidos sistematicamente, dessa orientação generalizada, explicita ou implícita que se adquire a capacidade de construção de provas lógicas que constituem o raciocínio dedutivo, organizando dados, isolando e controlando as variáveis.
“(...) a operação formal é uma ação mental, na qual as próprias declarações são combinadas para produzir novas declarações”. (Richmond, 1975, p.87 e 88). Isto quer dizer que é através das operações formais que o indivíduo começa a pensar e raciocinar com base nas formas, nos símbolos matemáticos ou esquemas verbais.
Paralelo à construção das estruturas de pensamento ocorre a formação da afetividade que, nesta fase, consiste na conquista da personalidade e de sua participação na sociedade adulta. O pensamento formal pode atuar no nível das combinações de proposições e no da combinação de objetos. É um pensamento socializado porque pode ser comunicado aos outros através da linguagem.
Crianças e adolescentes, quando em contato com problemas que tem como apoio elementos materiais, possuem ações diferenciadas para resolvê-los. Piaget observou que à medida que a criança desenvolve o pensamento formal, vai compreendendo de