Diagnostico industrial
1 of 3 1/20/09 7:03 PM
Pesquisa FAPESP
Edição 86 - Abril 2003
Tecnologia >
Diagnóstico industrial
Empresa gaúcha é pioneira na análise molecular aplicada ao setor produtivo
Higino Cosme Barros
Em julho de 1993, três jovens estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS) decidiram transformar o aprendizado das salas de aula em métodos de análise mais eficientes para diagnosticar patologias humanas e animais. A associação de um biólogo e dois engenheiros agrônomos com especialização em microbiologia agrícola resultou na criação da Simbios Produtos Biotecnológicos, empresa pioneira no país na técnica de diagnóstico molecular - método de análise baseado em pesquisa genética - aplicada à indústria.
"No controle de qualidade de alimentos, o diagnóstico molecular é um teste de alta confiabilidade e agilidade, características essenciais ao atendimento dos mercados consumidores de maior rigor", diz o biólogo André Fonseca, que divide a sociedade da empresa com Nilo Ikuta e Vagner Lunge. Alguns consumidores de aves, principalmente muçulmanos e judeus, exigem, além do controle da qualidade dos alimentos, certificado de origem das rações dadas aos animais. Como não consomem carne suína, eles restringem qualquer derivado de porco também na ração de animais.
"As técnicas de diagnóstico molecular se fundamentam na análise direta da seqüência dos ácidos nucléicos presentes no DNA para identificação e caracterização de organismos, patologias e características genéticas de interesse", relata Fonseca. Ele ressalta que essas técnicas têm sido aplicadas para detecção de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas em animais e em humanos. "As metodologias de quantificação permitem tanto estabelecer prognósticos de tratamento quanto seu acompanhamento, como no caso de infecção pelo HIV, em que se