Diagnostico ambiental da bacia do cobre
1 introdução
O presente trabalho tem como objetivo estudar como o processo de urbanização na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio do Cobre/ São Bartolomeu - Salvador- Ba influenciou na qualidade da condição hídrica bem como a consequente degradação ambiental existente e propor medidas de recuperação da área.
A Bacia do Rio do Cobre está localizada no Parque Metropolitano São Bartolomeu/Pirajá, na Região Administrativa do Subúrbio Ferroviário, em Salvador, Estado da Bahia.
Uma abordagem retrospectiva da urbanização da cidade de Salvador foi realizada de modo a identificar os fatores socioeconômicos que levaram à ocupação dessa área de preservação ambiental, para um melhor entendimento da interferência da ocupação da área da Bacia do Rio do Cobre na qualidade da condição hídrica do manancial.
A história urbana de Salvador sucedeu-se em fases lentas e prolongadas, nos primeiros séculos depois da sua fundação. Posteriormente, com a evolução contemporânea, a evolução urbana apresentou-se rápida e dinâmica (CARMO,1990).
A Bacia do Rio do Cobre, dentro do contexto urbano de Salvador, tem uma representatividade ampla, encontrando-se vários aspectos relevantes a ela referentes, tais como a importância ecológica – como recurso hídrico situado em área de grande diversidade ambiental, onde encontra-se a mais vasta área urbana de Mata Atlântica, um dos manguezais presentes no Município e a mais importante reserva de água doce do Subúrbio Ferroviário, a importância histórica – como cenário das lutas que levaram à consolidação da independência do território nacional, no século XVII, e, a importância religiosa/cultural, como referência de local para cultos e oferendas ligados aos cultos afro-brasileiros (SERPA, 1998).
2 objetivos
Realizar um diagnóstico ambiental visando identificar as interferências