Diabétes
A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia
COMO OS MEDICAMENTOS ANTIDIABÉTICOS AGEM NO ORGANISMO?
Agem diretamente nas células beta (responsáveis pela produção de insulina no pâncreas) estimulando a liberação de insulina e, com isso, diminuindo a glicose no plasma.
O QUE SAO ANTIDIABÉTICOS ORAIS?
- São comprimidos usados para ajudar no controle da glicemia em diabéticos do tipo 2.
QUAIS OS TIPOS DE ANTIDIABÉTICOS ORAIS E COMO ATUAM NO ORGANISMO?
- Existem vários grupos. São eles :
A) Sulfoniluréias – deste grupo fazem partem os seguintes medicamentos : * Clorpropamida (nome comercial = Diabinese) * Glibenclamida (nomes comerciais = Daonil, Lisaglucon, Aglucil) * Gliclazida (nome comercial = Diamicron) * Glimepirida (nome comercial = Amaryl) * Glipizida (nome comercial = Minidiab)
Como atua?
Agem diretamente nas células beta (responsáveis pela produção de insulina no pâncreas) estimulando a liberação de insulina e, com isso, diminuindo a glicose no plasma.
B) Biguanidas – deste grupo faz parte: * Metformina (nomes comerciais = Glifage, Dimefor, Glucoformin)
- Como atua ?
Diminui a glicemia através da redução da produção pelo fígado de glicose, sem estimular diretamente à célula beta a liberar mais insulina; diminui também a resistência para a ação da insulina nos receptores que existem nas células; colabora para a redução de peso corporal dos diabéticos tlipo 2.
C) Inibidores da Alfa glicosidase – pertence a este grupo: * Acarbose (nome comercial = Glucobay)
- Como atua?
Diminui a velocidade de entrada (absorção) da glicose que vem dos alimentos, especialmente dos carboidratos pelo intestino; diminui com isso, a glicemia pós-prandial