DIABETES
Equipe:
Amanda Falcão
Kaysa
Fernandes
Milene Araujo
Lindemberg
Elizangela
Caso Clinico
A.F.P, 58 anos, sexo masculino, Brasileiro, casado, natural de Cascavel CE e diabético há mais de 10 anos, tendo em seu histórico familiar o pai diabético (já falecido), relata que descobriu o Diabetes em uma visita rotineira ao Posto de Saúde de sua cidade, onde seu primeiro exame de glicemia revelou uma taxa de glicose no sangue de 353 mg / dl. O mesmo já era hipertenso, alcoólatra e fumante ativo.
Paciente rebelde, não aderiu a tratamento medicamentoso e nem a dietas, tendo assim, varias complicações decorrentes da Diabetes, como: Pé Diabético e Retinopatia Diabética.
O mesmo apresentava uma ferida no pé esquerdo, o que levou ele a fazer buscar um tratamento no Centro de Diabéticos e Hipertensos. Vale ressaltar que não foi preciso amputar o membro.
Depois de certo tempo resolveu aderir ao tratamento, porém o cuidado tardio o levou a perda de visão, que o ocorreu gradativamente iniciando pelo olho direito e, em pouco tempo, foi acometido de cegueira total.
Hoje, ele faz uso diário de insulina, tem dieta saudável, esta totalmente livre do vicio do álcool e do cigarro e, mesmo tendo sofrido de todas essas complicações, ele tem consciência de que deve continuar seu tratamento para evitar outros problemas.
O que é Diabetes ?
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.
Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas, resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.
Pé Diabético
O pé diabético é uma complicação do Diabetes mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer