Diabetes
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Sintomas:
* Aumento da vontade de urinar.
* Sede excessiva.
* Cansaço.
* Emagrecimento.
* Cicatrização lenta.
* Perda ou ganho de peso.
Muitas vezes, os sintomas são vagos, como formigamento nas mãos e pés, dormências, peso ou dores nas pernas, infecções repetidas na pele e mucosas.
Tratamento:
* Restrição do açúcar: É importante rever a quantidade e a qualidade da alimentação. O primordial, na prevenção do diabetes, é restringir ou, pelo menos, moderar o consumo de açúcar e quaisquer de suas preparações. Além disso, a adoção de dietas hipocalóricas (com baixo teor de calorias) ajuda a reduzir o peso ou mantê-lo ideal, fator este importante para a prevenção da obesidade.
* Atividade física: Os exercícios físicos melhoram a circulação e aumentam a queima de açúcar no sangue. Um dos melhores exercícios é a caminhada. Trinta minutos por dia são o suficiente e garantem diversos benefícios. Um exemplo de exercício é a natação.
* Programas educativos: A orientação quanto à necessidade do controle e dicas preventivas é a chave do sucesso no combate ao diabetes. Como parte de um programa educativo, podemos citar o antitabagismo, a realização de exames oculares (a cegueira é uma das conseqüências do diabetes), moderação ao consumir bebidas alcoólicas, a prática de atividades de lazer, evitando o sedentarismo, etc.
Como se adquire Diabetes
A diabetes é caracterizada pela incapacidade do organismo em controlar o nível