Diabetes
A diabetes é uma doença em que os valores sanguíneos de glicose (açúcar simples) são anormalmente elevados, dado que o organismo não liberta insulina ou utiliza-a inadequadamente. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, sendo a principal substância responsável pela manutenção dos valores adequados de açúcar no sangue. A elevação das concentrações de açúcar no sangue depois de comer estimula o pâncreas para produzir a insulina, a qual evita um maior aumento dos valores de açúcar e provoca a sua descida gradual. Na diabetes este mecanismo de compensação não funciona . Muitos dos alimentos que ingerimos são transformados em glucose no nosso aparelho digestivo. Esta resulta da digestão e transformação do amido e dos açúcares da nossa alimentação. Para que a glicose possa ser utilizada como fonte de energia, é necessária a insulina. Se a glicose não for utilizada, acumula-se no sangue sendo depois, expelida pela urina.
Quais as principais causas?
A diabetes é uma doença da qual não conseguimos produzir insulina suficiente. A insulina é fundamental para a vida. A sua falta ou a insuficiência da sua acção levam a alterações muito importantes no aproveitamento dos açúcares, das gorduras e das proteínas.
Sintomas
Como se diagnostica a diabetes? Pode ser diabético: Se tiver uma glicemia ocasional de 200 miligramas por decilitro ou superior com sintomas; Se tiver uma glicemia de 126 miligramas por decilitro (este teste tem que ser realizado com 8 horas de jejum). Se sentir estes sintomas deve consultar o médico, o qual lhe pedirá para realizar análises ao sangue e à urina.
Como prevenir Controlo rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos; Vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros; Bons hábitos alimentares; Prática de exercício