diabetes
Oque é:
A diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais, ou produz em menor quantidade, a insulina, hormônio responsável por "colocar" a glicose (açúcar) dentro da célula. E se a glicose não entra na célula, ela fica na corrente sanguínea e provoca a hiperglicemia – também conhecida como excesso de açúcar no sangue.
Como se adquire:
A maioria, próximo a 90% dos portadores de diabetes, é do tipo 2, pouco sintomática podendo passar despercebida e retardar portanto o diagnostico o tratamento e favorecer a ocorrência de complicações. A presença de uma ou mais das seguintes condições sugerem a possibilidade da presença de diabetes:
1. Familiares próximos portadores de diabetes.
2. Idade maior que 45 anos
3. Excesso de peso ou obesidade
4. Pressão Alta
5. Colesterol elevado
6. Mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4.0 Kg. Tipos de diabetes
Há três tipos de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
Diabetes tipo 1 – É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1 embora ocorra em qualquer idade é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.
Diabetes tipo 2 – É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequencia em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela