diabetes
1.1 TIPO DE ESTUDO
Trata-se de uma pesquisa de campo, à metodologia utilizada para o seu desenvolvimento foi do tipo quantitativa descritiva, com pesquisa documental de caráter exploratório e levantamento de dados. A fim de cumprir com os objetivos propostos, foram definidas duas atividades principais: 1) Pesquisa na Unidade Básica de Saúde (USB) com os beneficiados através de um questionário. 2) Formulação de gráficos com os resultados obtidos do questionário semiestruturado com questões gerais sobre o perfil sócio- econômico e epidemiológico dos entrevistados. A entrevista semi-estruturada possibilitou-nos obter informações a partir das falas dos usuários.
O estudo foi desenvolvido na cidade de Feira de Santana na Unidade Básica de Saúde (USB) de Todos os Santos, localizado no Bairro Queimadinha, Rua Pernambuco. No período de 14 horas ás 18 horas, no dia 11 de Setembro de 2013. Dos presentes na UBS, vinte pessoas foram entrevistadas.
1.2 AMOSTRA
Para a apresentação da amostra dos dados, foram levantadas e analisadas informações obtidas nos questionários aplicados aos pacientes do sexo masculino e feminino, cadastrados no Centro de saúde de todos os santos, Queimadinha, Feira de Santana/BA, no ano de 2013. De acordo com dados da respectiva instituição, há atualmente um total de ? cadastrados no respectivo período, e destes, 20 foram entrevistados, residem no município de Feira de Santana..
1.2.1 Critérios de inclusão
• Pessoas cadastradas no PSF
• Pessoas maiores de 18 anos
• Pessoas que estavam no PSF dentro do horário no qual a pesquisa ocorreu
1.3 COLETA DE DADOS
As informações e os dados processados a fim de atender aos objetivos propostos são resultado das entrevistas semiestruturadas como instrumento dos dados realizada com pessoas cadastradas na UBS De Todos os Santos, Queimadinha, Feira de Santana/BA, no ano de 2013. Em relação ao processo de coleta de dados, destacam-se algumas limitações