Diabetes
A diabetes é uma doença que é causada pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina exercer seus efeitos. A produção da insulina ocorre no pâncreas, e ela serve para a manutenção no processo da glicose. Isso causa o diabetes, caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Tipos
Tipo 1: é quando o sistema imunológico ataca as células produtoras da insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos casos.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabete Gestacional: é quando se nota a é a diminuição da tolerância à glicose na gravidez, que pode ou não continuar após o parto, sua causa exata ainda é desconhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.
Sintomas
Principais sintomas do diabetes tipo 1:
vontade de urinar diversas vezes fome freqüente sede constante perda de peso fraqueza fadiga nervosismo mudanças de humor náusea e vômito.
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
infecções freqüentes alteração visual (visão embaçada) dificuldade na cicatrização de feridas formigamento nos pés e furúnculos.
04
Tratamento
O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia (que é a quantidade de açúcar no sangue).
Complicações possíveis
O prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde:
Retinopatia diabética: lesões que