Tempos modernos
Curso gastronomia
Disciplina: Cozinha brasileira e Sergipana
Professor : Evandro kfoury
Região norte e Centro- Oeste
Alunas : Juliana Santana
Tânia Farias
4º período matutino
Aracaju, 13 de Abril de 2012
Introdução
A pesquisa realizada tem o objetivo de mostrar a grandeza do nosso país e destacar a cultura gastronômica que caracteriza a culinária da região norte e centro-oeste.
O Norte com a riqueza da selva amazônica em sua infinidade de ervas e ingredientes característicos da região com hábitos distintos de comunidades ribeirinhas, traz grande variedade de frutos, peixes e oleaginosas que identifica de forma muito forte esta culinária rica em cores , sabores, e influência de hábitos alimentares de indígenas. No coração do Brasil o Centro- Oeste possui ingredientes muito especiais, como Pequi, Guariroba e Jurubeba isso sem falar na enorme variedade de peixes. A influência portuguesa se faz presente nos doces com açúcar moldados de diversas formas. Em comum as duas regiões trazem , surpresas, história e sabores do nosso Brasil.
Região Norte
O Norte é a maior região do Brasil, representando 42,27% do território brasileiro. Suas comidas típicas são a base de peixes e algumas plantas como o jambu que é um tipo de agrião do Pará.
A culinária também tem grande predominância da tradição indígena misturadas com comidas que foram trazidas por imigrantes de outras localidades.
A região Norte é dividida por 7 estados sendo eles: Acre, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
Abaixo segue a descrição de cada estado da região Norte e o que ele tem de melhor:
Acre: suas comidas típicas são a mistura de sabores da cozinha Nordestina, Paraense, Síria e Libanesa. Além do delicioso café da manhã recheado de sobremesas à base de frutos regionais, os licores amazônicos são