Diabetes gestacional
O diabetes gestacional é o alto nível de açúcar no sangue (diabetes) que começa ou é diagnosticado durante a gestação.
Pode se dividir em:
Diabetes Mellitus Precoce: identificado na primeira metade da gestação
Diabetes Mellitus Gestacional: identificado durante a fase tardia da gestação.
Causas
Este quadro está relacionado à inibição da produção e funcionamento da insulina, provocada pelo hormônio lactogênio placentário;
São fatores que favorecem seu surgimento:
A má alimentação, o ganho rápido de peso, histórico de diabetes na família, stress e tabagismo;
Gravidez anterior com nascimento do bebê com mais de 4 quilos, a síndrome do ovário policístico, e a idade mais madura (acima de 35 anos); riscos O resultado é a possibilidade de o bebê apresentar problemas de saúde, como icterícia e deficiência de cálcio, se tornar mais suscetível à obesidade e ao desenvolvimento de diabete do tipo 2; Corre o risco de vir a óbito, ou nascer prematuramente. diagnostico O diagnóstico desse problema de saúde se dá, muitas vezes, a partir do: Exame de glicemia requerido no pré-natal; Ao se observar, no ultrassom, um aumento significativo do tamanho do bebê ou aumento do líquido amniótico.
Em outros casos, a mulher percebe que algo não está bem, ao detectar que sua visão se apresenta turva, apresentar sensação de fraqueza e notar que suas micções estão mais frequentes.
A confirmação é feita por meio de exame de sangue, analisando a taxa glicêmica e/ou pelo teste oral de tolerância à glicose. tratamento O tratamento geralmente é a dieta e exercício. Nos poucos casos em que a dieta e o exercício não são suficientes para o controle glicêmico, o tratamento é realizado com insulina. O uso de hipoglicemiantes orais é contraindicado durante a gravidez.