Diabetes gestacional
É a intolerância aos hidratos de carbono, com diferentes graus de intensidade, diagnosticada pela primeiea vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto.
Grupos de risco
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos. * Pessoas com familiares directos com diabetes * Homens e mulheres obesos * Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue * Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez * Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença * Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
Diagnóstico
A diabetes mellitus é caracterizada pela hiperglicemia recorrente ou persistente, e é diagnosticada ao se demonstrar qualquer um dos itens seguintes: * Nível plasmático de glicose em jejum maior ou igual a 126 mg/dL (7,0 mmol/l)em duas ocasiões. * Nível plasmático de glicose maior ou igual a 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l duas horas após uma dose de 75g de glicose oral como em um teste de tolerância à glicose em duas ocasiões. * Nível plasmático de glicose aleatória em ou acima de 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l associados a sinais e sintomas típicos de diabetes. * O Diabetes Melito Gestacional possui critérios de diagnóstico diferentes.
Complicações * Retinopatia - lesão da retina; * Nefropatia - lesão renal; * Neuropatia - lesão nos nervos do organismo; * Macroangiopatia - doença coronária, cerebral e dos membros inferiores; * Hipertensão arterial; * Hipoglicemia - baixa do açúcar no sangue; * Hiperglicemia - nível elevado de açúcar no sangue; * Lípidos no sangue - gorduras no sangue; * Pé diabético - arteriopatia, neuropatia; * Doenças cardiovasculares - angina de peito, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais; * Obstrução arterial