Dia internacional das pessoas com deficiencia - 3 de dezembro
Vagarosamente, as PCDs, as suas famílias, e as organizações foram escapulindo das “jaulas” criadas pela sociedade e impondo-se à sociedade gritando pela liberdade e igualdade dos direitos humanos. Com a demanda, foram surgindo grupos e movimentos na defesa das garantias dos direitos das PCDs. Enfrentando os grandes desafios, uns vitoriosos e uns terminavam em tragédias, resultando uma marca simbólica.
Com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o seu protocolo facultativo adotado em 2006 que passou a vigorar em 03 de maio de 2008, foi dado um grande passo nesta luta, incluindo a obrigatoriedade da inclusão das PCDs: nas escolares regulares; no exercício da cidadania, dos direitos políticos, tais como votar; da autonomia de suas próprias decisões; uma vida independente da mesma maneira mover livremente, acesso ao mercado de trabalho, às informações e aos tratamentos contínuos na saúde, etc.
No Brasil: * A Constituição Federal da República Federativa do Brasil/1988 trouxe avanços à defesa e deveres dos direitos humanos. * Educação Inclusiva, Paraolimpíadas, Leis de Cotas são um dos passos que atingem as pessoas que desconhecem a realidade das PCDs. * Segundo a pesquisa feita com as PCDs pelo DataSenado houve avanços e sobretudo desafios nas áreas de acessibilidade, trabalho e educação. Os 57% dos entrevistados disseram que a vida das PCDs estão melhor, mas 77% acham que os seus direitos não são respeitados no país.
Enfim, o dia 03 de dezembro é o dia internacional das pessoas com deficiências, uma data simbólica, para celebrar as conquistas e lutar para superar os desafios que as PCDs ainda enfrentam.
ALUNA: SARAH RAQUEL GOMES DE ARVELLOS ARAUJO
MATRICULA: