DHL - PROCESSOS
A centralização dos processos permite à DHL reduzir custos de aquisição de produtos e gestão de fornecedores
A DHL decidiu recentemente simplificar os seus processos de aprovisionamento e optou por trabalhar com um número limitado de fornecedores certificados. Erik Brahger, director de equipamento de produção e frota aérea do cluster da DHL Procurement Europe, destaca as vantagens desta abordagem.
Em que consiste a actual estratégia logística da
DHL?
Erik Brager: As TIC têm cada vez mais importância para a DHL, tal como para qualquer empresa de distribuição e transporte. Quer para os pedidos online, quer para o rastreio e monitorização de encomendas, a ausência das tecnologias da informação é simplesmente inimaginável. Os nossos clientes exigem constantemente melhores e mais rápidas informações sobre a localização das suas encomendas. Dependemos de um sistema de rastreio e monitorização robusto, para que possamos informar os nossos clientes da forma mais precisa. O fluxo de transporte físico e os fluxos informáticos virtuais precisam de estar sincronizados a todos os níveis.
Além disso, a consolidação é uma tendência mundial no sector do transporte e distribuição, que tem por objectivo aumentar a flexibilidade comercial e melhorar a qualidade do serviço.
A nossa estratégia logística baseia-se na harmonização da actividade em todos os países europeus com menos fornecedores. Para tal, começando no aprovisionamento, estamos a fechar negócio com os fornecedores da nossa preferência que são capazes de nos ajudar em diferentes mercados geográficos. Até hoje, cada país onde a DHL estava activa era servido por diferentes integradores de sistemas, a operar separadamente uns dos outros. A Zetes foi escolhida como um dos fornecedores preferidos nos treze países europeus onde tem representação legal.
DHL: Uma breve história
A DHL oferece serviços integrados e soluções feitas