dfsx
Relativamente à Massa: Os planetas telúricos têm todos massa inferior à massa da Terra, enquanto que os planetas gasosos têm todos massa superior à massa da Terra.
Relativamente à Gravidade: Os planetas telúricos têm todos gravidade inferior à gravidade da Terra, enquanto que todos os planetas gasosos (exceto Úrano) têm gravidade superior à gravidade da Terra.
Júpiter é o planeta com maior massa e maior gravidade.
Os planetas telúricos têm massa inferior e gravidade inferior aos planetas gasosos. À medida que a massa aumenta com a distância ao Sol (exceções das descidas da Terra para Marte, de Júpiter para Saturno e deste para Úrano), a gravidade também aumenta (com exceções: as mesmas exceções da massa). Podemos concluir que as variações de massa e gravidade entre os planetas são semelhantes.
Conclusões – 14: Relação entre Densidade e Gravidade
Relativamente à Densidade: Os planetas telúricos são mais densos que os planetas gasosos, devido à sua constituição (são principalmente constituídos por materiais sólidos, enquanto que os planetas gasosos são constituídos por gases).
Relativamente à Gravidade: O mesmo.
A Terra e Vénus são os planetas mais densos.
Os planetas telúricos são mais densos e têm menos gravidade que os planetas gasosos. Pode-se dizer que à medida que a densidade diminui a partir do Sol de planeta para planeta (com algumas irregularidades, como a subida de Mercúrio para Vénus ou de Saturno para Úrano e consequentemente Neptuno), a gravidade aumenta (salvo as exceções das descidas de Terra para Marte, de Júpiter para Saturno e consequentemente para Úrano).
Conclusões – 18: Relação entre a distância ao Sol e o período de translação
Relativamente à distância ao Sol: Nada a dizer, aumenta de planeta para planeta.
Relativamente ao período de translação: Aumenta com a distância ao Sol
O período de translação dos planetas em volta do Sol aumenta com a distância a que estão do Sol.