dfsdf
Uma vez que o ar tem massa, ele constitui um "corpo" de acordo com a lei. Quando a aeronave está no solo parada e com os motores desligados, a inércia mantém a aeronave em repouso.
Uma aeronave sai do estado de repouso através da força de empuxo criada pela hélice, pela expansão dos gases de escapamento, ou pelo os dois. Quando a aeronave está voando em linha reta e a uma velocidade constante, a inércia tende a mantê-la em movimento e uma força externa é requerida para mudar a atitude da aeronave. A segunda lei de Newton: relação entre força e aceleração, também se aplica aos objetos. Essa lei estabelece que, se uma força externa age sobre um corpo, que se move a uma velocidade constante, a alteração do movimento ocorrerá na direção de atuação da força. Essa lei pode ser representada da seguinte forma.
Força = massa x aceleração (F=M.A)
Se uma aeronave estiver voando com um vento de proa, sua velocidade diminuirá. Se o vento for lateral, haverá uma tendência de empurrar a aeronave para fora do seu curso, Isso fará com que o piloto tome uma ação corretiva contra a direção do vento. A terceira lei Newton: é a lei da ação e reação. Essa lei consiste que em toda ação (força) existe uma reação (igual e contrária à força). Essa lei é bem ilustrada pela ação da hélice de uma aeronave. Ele empurra o ar para trás, sendo dessa forma impulsionada para frente, sendo que o ar resiste à ação da hélice. Quando a força de sustentação sob a asa de uma aeronave se iguala à força da gravidade, a aeronave mantém o seu nível de voo.
Em muitos casos as três leis de Newton podem estar atuando ao mesmo tempo