dfmjkfmnd

962 palavras 4 páginas
Gastronomia S.Martinho

Índice

Introdução 3
Gastronomia 4
Conclusao 9
Sitografia 10

Introdução
No seguimento da Visita de Estudo ao S. Martinho, pretendemos realizar um trabalho que destaque a sua gastronomia.
Com este trabalho pretendemos dar a conhecer um pouco mais sobre o que é a gastronomia tradicional. Este tipo de gastronomia de S. Martinho, que envolve alguns dos pratos e petiscos mais apreciados nesta festa.
Destacamos as Tortas de S. Martinho, as castanhas e, obviamente as provas de vinho, muito!... verde ou tinto.
Bom apetite.

Gastronomia
Quando falamos em termos de gastronomia tradicional estamos evidentemente a falar de um conjunto de influências regionais que marcam de forma inequívoca a gastronomia local.
A alimentação é profundamente marcada pelo calendário agrícola e pelo calendário religioso, porque as festas, feiras e romarias influenciam a gastronomia tradicional e a elaboração dos pratos típicos. Por isso mesmo, a confecção, os ingredientes e os sabores diferem conforme a época do ano e reservam-se os pratos mais elaborados e os paladares mais ricos para as principais festas do calendário religioso.
Em Penafiel, os pratos mais típicos são o cabrito ou o anho assado com arroz de forno, o cozido, o sável frito ou de escabeche, e ainda a lampreia, à bordaleza ou em arroz de sangue, tudo bem acompanhado com o excelente vinho verde e tinto da região.
Na doçaria, são os doces de feira os que mais se consomem, sobretudo os bolinhos de amor, o pão-de-ló, o pão podre, os rosquilhos, os brinquedos ou os doces de S. Gonçalo. A originalidade doceira de Penafiel é, no entanto, mais bem representada pela sopa seca, o sarrabulho doce e pelas tortas de S. Martinho, muito apreciados por naturais e visitantes, sendo as últimas exclusivas de Penafiel.
Chegado o Carnaval, novamente o cozido volta à mesa e, no outro dia, o feijão branco com orelheira, salpicão, chouriço, costelas de porco e carne

Relacionados