Dfdasfsafasfas

615 palavras 3 páginas
O art nouveau surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.
Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.
Esta influência inspirou bravos opositores, que se manifestavam contra esta tendência ornamental, e partiam para uma linha de pensamento racional, funcional, e acima de tudo modernista. Nomeadamente, Adolf Loos (com "Ornamento e Crime" em 1908), Otto Wagner, Mies Van der Rohe, Frank Lloyd Wright, entre outros.
11
Junto com o arquiteto Victor Horta , Henry van de Velde foi muito influente no nascimento do belga do estilo Art Nouveau. Ele treinou como um pintor de Antuérpia, na Bélgica, e mais tarde estudou arquitetura e artes aplicadas. Em 1895, ele construiu sua própria casa, em Bruxelas.
Henri van de Velde;
Precursor e teórico do modernismo e do funcionalismo, Henri van de Velde, foi um artista de proa do movimento Art Nouveau, que ele elaborou um estilo pessoal, mas contemporânea em arquitetura, design de mobiliário e obras de artesanato. Ele era conhecido como o primeiro Art Nouveau artistas a trabalhar em um estilo abstrato e desenvolveu o conceito da união de forma e função. Foi diretor do Instituto Superior de Arquitetura e de Artes Decorativas de Bruxelas, desde 1935 e ensinou na universidade de Gant entre 1925 e 1936. Ele projetou uma grande variedade de itens, tais como obras de arquitetura e decoração de interiores todo, móveis, cerâmicas metais e jóias. Seus desenhos de móveis são lineares, altamente detalhados pela decoração inovadora e expressivos desenhos

Relacionados