dfadfertewtr

3709 palavras 15 páginas
Universidade do Estado do Amazonas – UEA
Escola Superior de Tecnologia - EST – Química Geral

Tópico 5 - Ligações químicas
5.12 Polaridade da ligação e eletronegatividade
Quando dois átomos iguais se ligam, como em O2 ou Cl2, os pares de elétrons da ligação são compartilhados igualmente. Como já sabemos, em compostos iônicos não existe compartilhamento de elétrons e sim formação de íons onde o elétron de um átomo é transferido completamente para outro. As ligações que acontecem na maioria das substâncias covalentes encaixam-se em algum ponto entre esses dois extremos.
O conceito de polaridade de ligação ajuda a descrever o compartilhamento de elétrons entre os átomos. Uma ligação covalente apolar é aquela na qual os elétrons estão igualmente compartilhados entre dois átomos. Em uma ligação covalente polar um dos átomos exerce uma maior atração pelos elétrons ligantes que o outro. Se a diferença de habilidade relativa em atrair elétrons é grande o suficiente, uma ligação iônica é formada.
5.12.1 Eletronegatividade
Define-se eletronegatividade como a capacidade de um átomo em atrair elétrons para si em uma molécula. Usamos essa grandeza para estimar se determinada ligação será covalente apolar, covalente polar ou iônica. A eletronegatividade de um átomo em uma molécula está relacionada à sua energia de ionização e a sua afinidade eletrônica, que são propriedades de átomos isolados.
• A energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo gasoso em seu estado fundamental. Portanto, a energia de ionização mede quão fortemente um átomo segura seus elétrons.
Quanto maior o tamanho do átomo menor será sua energia de ionização. Variação da energia de ionização na tabela periódica: num mesmo grupo aumenta de baixo para cima, e, num mesmo período da esquerda para a direita.
• A afinidade eletrônica, de forma similar, é uma medida de quão facilmente um átomo atrai elétrons adicionais. É a energia

Relacionados