RESUMO SOBRE ÉTICA E PLÁGIO NA PESQUISA DO DIREITO
EIXO DE FORMAÇÃO GERAL
FACULDADE DE DIREITO
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSORA: LUCINEA MENESES
FRANCISCO ...;
PEDRO HENRIQUE ...
RESUMO SOBRE ÉTICA E PLÁGIO NA PESQUISA DO DIREITO
Salvador, 2013
Com os inúmeros benefícios tecnológicos do mundo atual, sobretudo com a inserção do computador e da internet em nossas vidas, surgiram facilidades até pouco tempo impensáveis. O pesquisador sério, seja aluno, estudioso ou professor, pela facilidade que tem de obter e trabalhar com uma infinidade de informações disponíveis, sem sequer precisar sair de seu local de estudo, vem se beneficiado com esses avanços tecnológicos. Infelizmente, é notável que, por haver benefícios nítidos por essas comodidades, em contrapartida, passamos a viver sob a banalização do plágio. Lamentavelmente, podemos observar o quanto é costumeiro se produzir conhecimento violando os direitos autorais de alguém. Vemos a prática de apropriações indevidas de conteúdos intelectuais, quase sempre de modo que gera impunidade, haja vista as dificuldades que surgem em caracterizar esses ilícitos.
Muitos são os que não têm qualquer escrúpulo em copiar trabalhos inteiros ou trechos pertencentes a terceiros, para beneficio próprio, seja para uso pessoal, ou mesmo para comercializá-los, obtendo lucros à custa das pessoas alheias. Assinam como se fossem os verdadeiros autores, e pouco se importam com as consequências de seus atos delituosos.
Com o surgimento da internet, como já foi dito antes, e as extraordinárias facilidades que ela nos transmite atualmente, essa situação se agravou, disseminando a ocorrência dessas apropriações indevidas de conteúdo virtual intelectual. Nos deparamos, então, com o plagiador que pratica a violação em proveito de si mesmo ou de outrem, sob encomenda, comercializando leviana e disfarçadamente trabalhos acadêmicos prontos. Mais do que um ilícito