Sociologia da Educação
Disciplina – Sociologia da Educação
Professor – Júlio Teixeira
Curso – Pedagogia
Período- Segundo Semestre
Educação e Racismo
A educação tem impregnada na sua história embasamentos racistas que outrora foram explicados pela ciência, religião e todo o tipo de escapatórias para justificar sua existência.
O racismo privou e direcionou a educação de cidadãos tomando como parâmetro o seu tom de pele e sua historia. Historia essa que o racismo ocultou e manipulou a favor de seus interesses.
Vivemos em um país que foi formado por seres humanos que foram retirados do seu continente e escravizados, essas pessoas construíram o Brasil através de seus braços fortes e corações sangrentos, aqui nesse lugar eles se reinventaram e fizeram prevalecer suas tradições superando toda segregação e condição animal de vida em um dos maiores desastres para a humanidade, que foi a escravidão.
A educação acompanhou todo esse processo de tentativa de superação do racismo, os negros tiveram uma vivência árdua para conquistar o seu espaço, os primeiros passos da educação no Brasil veio dos Jesuítas, para a própria igreja católica, “negro não tinha alma", com a revolução industrial e a dominância burguesa muita coisa não mudou, negros continuavam trabalhando para sobreviver sem espaço para crescimento, mas mesmo com tudo isso muita negros lutaram e progrediram na sociedade e é essa a historia que não se conta nas escolas, a historia de Zumbi, Luiza Mahim, Luiz Gama, Antinieta de Barros, Abdias do Nascimento dentre tantos outros, para tornar possível uma educação a base de orgulho e respeito, pois segundo Paulo Freire "(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...)Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”.
O que a educação pretensiosa ensina nas escolas é que somos descendentes de escravos e o caso mais raro é encontrar nos dias de hoje um aluno que tenha um exemplo negro dentro da historia do Brasil