Developer
O artigo fala sobre um novo tipo de empreendedor que está surgindo no Brasil nos últimos tempos, o Developer. O Developer identifica oportunidades de negócios, viabiliza o empreendimento e depois vende sua parte para obter lucro. Esse emprrendedor pode ser uma pessoa física, uma empresa criada para desenvolvimento de novos negócios ou uma área de desenvolvimento de novos negócios dentro de uma empresa.
Para que o Developer consiga viabilizar o negócio, é preciso primeiro pensar em uma oportunidade de negócio inovadora que possa gerar lucro com rapidez e que aproxime investidores para o negócio. Um bom plano de negócios é essencial nesse sentido.
O fato de o Developer identificar uma oportunidade de negócio e estruturar o negócio faz com que ele consiga investidores para bancar o empreendimento e, na maioria dos casos, não precise investir com recursos próprios. Isso faz com que tenha uma participação societária da empresa. É dessa forma que o Developer consegue obter os lucros, vendendo sua participação após a viabilização do empreendimento.
É preciso que o Developer defina, em conjunto com os investidores, seu papel claro dentro do negócio, mas algumas atividades já devem ser conhecidas para quem esteja prestes a se tornar um, são elas:
Identificação da oportunidade de negócio;
Criação de uma proposta de valor;
Definição do Modelo de Negócio;
Estruturação do empreendimento;
Construção do empreendimento; e
Operação do empreendimento (até a venda de sua participação)
Para que o Developer consiga desempenhar as atividades listadas acima, dentre elas é necessário um perfil empreendedor, que não tenha medo de assumir riscos e tenha poder de convencimento para atrair os investidores necessários para viabilizar o negócio.
A identificação e administração dos riscos antes e depois da estruturação do empreendimento é fundamental para que o negócio se viabilize e traga o retorno esperado.