deus
“O que chamamos de mitologia grega? Grosso modo e essencialmente, trata-se de um conjunto de narrativas que falam de deuses e heróis, ou seja, de dois tipos de personagens que as cidades antigas cultuavam.
Nesse sentido, a mitologia está próxima da religião ;atribuem aos deuses forma e figuras ,
Encarnam sua presença no centro do mundo humano ,a mitologia constituem para o pensamento religioso dos gregos um dos modos de expressão essencial .
Universo divino e politeísta, rico e ordenado, assim pode ser descrito o cenário religioso grego. Conhecer os mitos transmitidos em narrativas não significa afirmar que todos os homens gregos acreditavam nos deuses mitológicos e suas aventuras, afinal a religião grega não era uma religião de livros, ela desconhece textos ou escrituras sagradas, não há dogmatismo
. É isso que torna a mitologia grega um assunto tão curioso e complexo para crianças e adultos, saber o que é real ou não, diferenciar o verdadeiro e o falso.
Os mitos não transmitem crenças de adesão, nem acarretam um corpo de doutrinas fixados em teorias como as religiões contemporâneas. Na verdade eles são relatos de dimensões fictícias. Isso não significa que os mitos surgiram de delírios ou fantasias, dessa forma não seriam aceitos no plano religioso. Também não há relação direta com a literatura, pois o homem grego ainda não poderia fazer uma ligação direta entre religião e literatura como ocorre atualmente. Para Vernant , “ocorre com a mitologia dos gregos o mesmo que ocorre com a representação figurada de seus deuses. Ambas operam no registro que batizamos de antropormofismo.”
A cada mito é dada uma forma de dar e ver valores divinos refletidos na vida dos mortais. O relato é humano, a narrativa é fictícia e se modifica de acordo com o
interlocutor,