DEUS DOS MONTES E DOS VALES
Esboço de Pregação
Texto ( I Rs 20: 23-28 ) Os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes, por isso eles foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles na planície, e por certo prevaleceremos contra eles.
24 Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seu lugar, e substitui-os por capitães;
25 arregimenta outro exército, igual ao exército que perdeste, cavalo por cavalo, e carro por carro; pelejemos com eles na planície, e por certo prevaleceremos contra eles. Ele deu ouvidos ao que disseram, e assim fez.
26 Passado um ano, Bene-Hadade arregimentou os sírios, e subiu a Afeque, para pelejar contra Israel.
27 Também os filhos de Israel foram arregimentados e, providos de víveres, marcharam contra eles. E os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra.
28 Nisso chegou o homem de Deus, e disse ao rei de Israel: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales, entregarei nas tuas mãos toda esta grande multidão, e saberás que eu sou o Senhor.
Introdução
O Rei Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou um grande exército e formou uma coalizão com mais trinta e dois reis, com muitos cavalos e carros. Subiu contra Samaria, cercou á cidade e pelejou contra ela. Depois, disso o rei Ben-Hadade enviou mensageiros, o qual, disseram ao rei Acabe, que toda a prata, todo ouro e todas as mulheres e os melhores filhos do rei seriam dele. Acabe sem ter alternativa concordou em entregar todos os seus bens: Mulheres, Filhos, Ouro e Prata ao rei Ben-Hadade. Mas, Ben-Hadade, queria mais e enviou novamente os mensageiros e eles disseram ao rei de Samaria, que além das suas mulheres, seus filhos, seu ouro e sua prata, ele mandarei os seus servos para entrar na casa do rei, dos seus oficiais e pegarem tudo que eles quisessem e levariam consigo. O rei Acaba não aceitou, ele não concordou com esta exigência com