deu a louca
De
Sociologia
Colégio Estadual Maria Assunção de Azevedo
Alunos: Luana Coutinho Victor Mathias
Série: 3° Ano “A”
1.1 DESENVOLVIMENTOS HISTÓRICOS DO DIREITO DO TRABALHO
A primeira forma de labor em todo o mundo foi a escravidão. Sem possuir quaisquer direitos, tendo apenas obrigações, o escravo não era sujeito, mas objeto de propriedade alheia. Assim, por muitos séculos, perdurou esta forma de trabalho.
Em Roma, então, surgiu a primeira forma de trabalho estranho à escravidão (apesar de ainda prevalecer a escravatura), sendo este sub-dividido em loca tio conduto, loca tio conduto operar um e loca tio conduto óperas .
O primeiro consistia, essencialmente, no arrendamento de uma coisa; o segundo, por sua vez, implicava na locação de serviços mediante pagamento ; enquanto o terceiro era a entrega de uma obra mediante pagamento .
Com o desenvolvimento dos séculos, surge o feudalismo e com este vem a servidão. Esta também era uma forma de trabalho compulsório, no qual o labor era a contraprestação da proteção militar fornecida pelo senhor feudal. Não obstante o labor em si (corvéia), parte da sua produção rural era devida aos seus protetores, como pagamento pela utilização da terra daqueles (ou seja, uma quota do excedente econômico produzido) .
O sistema feudal, entretanto, não se limitava ao senhor feudal e ao servo. Havia, também os vilãos (camponeses comuns), os senes cais e bailios, que trabalhavam sobre a ordem direta de um senhor (subordinação). Porém, a divisão mais clara entre os pólos socioeconômicos se dava justamente entre o senhor feudal e seu servo.
Nessa sociedade, não havia grande desenvolvimento tecnológico, embora algumas inovações tenham ocorrido com o decurso do lapso temporal.
Ato contínuo, surgem as corporações de ofício onde são identificados outros dois polos distintos e opostos: os mestres e os aprendizes. Os primeiros eram os detentores dos meios de produção. Os segundos eram os menores de