Determinção Granulométrica
Departamento de Engenharia Química e Estatística
Laboratório de Engenharia Química I
DETERMINAÇÃO GRANULOMÉTRICA
Ouro Branco – MG
Maio/2014
Brenno Fernandes dos Santos Vargas
Carlos Henrique Garcia
Isa Carolina Silva Costa
Patrícia Gribel Vasconcelos Ferreira
Paula Iolanda Pereira Corrêa
DETERMINAÇÃO GRANULOMÉTRICA
Relatório apresentado à disciplina Laboratório de Engenharia Química I sob orientação dos professores Alexandre Bôscaro e Eduardo Baston.
Ouro Branco – MG
SUMÁRIO
1 RESULTADOS E DISCUSSÕES ........................................................................................
2 CONCLUSÕES .....................................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................................
ANEXOS ...................................................................................................................................
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem a amostra e no tratamento estatístico dessa informação. Um dos métodos mais comuns para realizar essa análise é o peneiramento, que consiste na operação de separação de uma população de partículas em duas frações de tamanhos diferentes, mediante a sua apresentação a um gabarito de abertura fixa e pré-determinada [1].
O ensaio granulométrico permite a determinação da porcentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos nesse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica e um histograma das frações retidas em cada intervalo de peneira [2].
Incialmente, em um moinho de bolas