DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES FÍSICOS EM LABORATÓRIO
Introdução
Alguns índices físicos podem ser obtidos através de ensaios normalizados em laboratório como é o caso da massa específica natural, o teor de umidade e a massa específica dos sólidos. Os testes foram executados na data de 04 de abril, no Laboratório de Geotecnia.
Massa Específica Natural do Solo
O ensaio realizado para a determinação desse índice físico é conhecido como ensaio da balança hidrostática. Consiste em moldar esferas de solo com cerca de 2 cm de diâmetro de uma amostra indeformada e determinar o seu peso ao ar. Em seguida, mergulha-se essa esfera em parafina e determina-se seu peso (solo + parafina) ao ar e imerso em água. Pela equação de Arquimedes, o volume deslocado pela água na imersão é o volume da esfera de solo mais parafina, que não deixa de ser a diferença entre o peso do solo mais a parafina ao ar e o peso do solo mais parafina submerso sobre a massa específica da água.
Através do peso e da massa específica da parafina determina-se o volume da parafina, e conseqüentemente, o volume do solo da esfera e a massa específica natural do solo.
Demonstração dos Cálculos
Segue em Anexo.
Teor de Umidade
A determinação do teor de umidade do solo é feita tomando uma cápsula de alumínio com tampa, de peso já determinado (M0), e colocando uma porção de solo dentro da cápsula. Em seguida, este conjunto solo úmido mais cápsula é pesado com precisão de 0,01 g e levado para a estufa (a 105º), com permanência em torno de 6 horas, para solos arenosos, e 24 horas, para os solos argilosos.
Atingindo o tempo necessário, retira-se a cápsula da estufa, ou seja, o conjunto solo seco mais cápsula, pesando com a mesma precisão de 0,01 g.
O ensaio é realizado três vezes, ou seja, determinam-se três valores para teor de umidade para a mesma amostra de solo. O teor de umidade do solo é a média aritmética dos três valores obtidos.
Demonstração dos Cálculos
Segue em Anexo.