Determinação dos limites de liquidez e plasticidade
Palmas/TO
Março - 2013
DETERMINACAO DOS LIMITES DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE
Relatórios Apresentados como requisito parcial a obtenção de nota na disciplina de Mecânica dos Solos, do Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
• INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados do ensaio da determinação dos limites de liquidez e plasticidade do solo, realizado no dia 27/03/13, ministrado pela professora Jacqueline Henrique, no Laboratório de Mecânica dos Solos.
Estes ensaios prescrevem as normas NBR6459 correspondente ao Limite de Liquidez e a NBR 7180 correspondente ao Limite de Plasticidade.
O ensaio deve apresentar um gráfico do limite de liquidez em função do número de golpes aplicados pelo equipamento casa grande.
1. NORMAS TÉCNICAS
• NBR- 6459 – Determinação do limite de liquidez - Método de ensaio.
• NBR 7180 – Determinação do limite de plasticidade - Método de ensaio.
2. EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
- Aparelho de Casagrande;
- Espátula
- Balança de precisão para décimos de grama
- Estufa para secagem do solo utilizado no ensaio
- Cinzéis
- Recipiente de porcelana;
- Placa de vidro esmerilhada;
- Cápsulas para determinação da umidade (grande e pequena).
- Peneira
- Almofariz
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Determinação para limite de liquidez O ensaio para determinação do limite de liquidez do solo é realizado seguindo-se o procedimento experimental seguinte: - coloca-se parte da amostra de solo no recipiente de porcelana e aos poucos se adiciona água destilada a fim de se obter uma perfeita homogeneização da mistura, que deverá apresentar-se como uma massa plástica. - passa-se para a concha do aparelho de Casagrande uma certa quantidade dessa massa plástica de solo, espalhando-a, de modo