Contabilidade internacional
7. Leases(IAS 17)
7.1 Considerações gerais
A Norma tem como objetivo prescrever, para arrendatários e arrendadores, as políticas contábeis apropriadas e a divulgação a serem aplicadas aos arrendamentos.
A classificação de arrendamentos adotada nesta Norma é baseada na extensão em que os riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo arrendado permanecem com o arrendador ou o arrendatário.
Um arrendamento é classificado como financeiro se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade. Um arrendamento é classificado como um arrendamento operacional se não transferir substancialmente todos os benefícios inerentes à propriedade.
7.2 Leases nas demonstrações contábeis da arrendatária As demonstrações contábeis da arrendatária devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, no mínimo, as seguintes informações:
* Características gerais dos contratos de Arrendamento Mercantil Operacional, incluindo prazo, natureza do bem arrendado, condições, garantias, valor mensal da contraprestação e eventual critério de reajustamento; * Total das contraprestações a pagar nos próximos exercícios.
As prestações do arrendamento previstas em um arrendamento operacional serão reconhecidas como uma despesa pelo método linear ao longo do prazo do arrendamento, exceto se outra forma sistemática for mais representativa do padrão temporal do benefício do usuário.
No início do prazo do arrendamento, os arrendatários reconhecerão os arrendamentos financeiros como ativos e passivos em suas demonstrações da posição financeira, pelos valores equivalentes ao valor justo do bem arrendado ou, se menor, o valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento, cada um deles determinado no início do arrendamento. A taxa de desconto a ser usada no cálculo do valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento é a taxa de juros implícita no arrendamento, se for