Determinação do teor de álcool na gasolina.
Resumo Neste experimento definimos o teor do álcool da gasolina comercial utilizando métodos tais como: Extração (método no qual se agita a água com a gasolina), e decantação (método onde usa-se um funil para extrair uma solução aquosa da gasolina contendo água e álcool). Nessa fase do experimento, chegamos à seguinte conclusão:
• A água e o álcool são líquidos miscíveis, por isso ambos se separam da gasolina quando misturados entre si.
• A gasolina é menos densa do que a água, mesmo quando esta é misturada com o álcool, por isso quando utilizado um funil de separação consegue-se extrair o líquido mais denso alojado na parte inferior do funil, no caso a solução aquosa.
Análise Absoluta – utilizada para definir o teor de álcool da gasolina, através de uma comparação conhecendo o volume da amostra (30,2 ml) e o volume final da gasolina extraída do funil (19,0 ml). Com isso, conclui-se que com um simples cálculo inserido na Seção “Resultados e Discussões”, que o teor de álcool na gasolina comercial é de 37,09%.
Análise Comparativa – utilizada para definir o teor de álcool da solução aquosa, utilizando o cálculo detalhado na seção “Resultados e Discussões”. Conhecendo o valor da densidade da fase aquosa, o resultado é obtido através da tabela de dados também representada na seção “Resultados e Discussões”, nesses dados é possível determinar o valor aproximado de álcool na solução aquosa.
Introdução
Trata-se de um experimemto onde é misturado dois elementos heterogênios (água e gasolina), e é observado a extração de álcool da gasolina pela água, onde demonstra o percentual de álcool contido na gasolina
O objetivo é determinar o valor de álcool na gasolina, através das análises obtidas. No experimento obtemos resposta também para concluir se a gasolina e a água se misturam, e se o álcool é mais aderível à água quando a mesma é misturada a gasolina, devido ao álcool e a água serem elementos homogêneos.