Determinação do tempo adequado às aplicações de agroquímicos
INTRODUÇÃO
A safra de verão no Brasil ocorre entre os meses do outubro e abril, e é neste período que ocorre a maior demanda de aplicações de agroquímicos, já que culturas de grande expressividade como algodão, arroz, milho e soja se adéquam a esse período. Aplicações de agroquímicos são cada vez mais freqüentes e necessárias, pois através delas é possível minimizar danos causados por plantas invasoras, insetos e doenças. Atualmente existe no mercado uma enorme gama dos mais variados agroquímicos, que são cada vez mais eficientes e menos tóxicos ao ambiente e a cultura, e ainda, possuem exigências em parâmetros ambientas semelhantes aos produtos tradicionais.
Dentre os parâmetros mais importantes que definem uma condição ambiental adequada ás aplicações de agroquímicos, estão a temperatura ambiente, a umidade relativa, e a velocidade do vento (Mathews 1992 e Matuo 1986). Os valores ótimos de temperatura estão entre 14 e 30°C, para umidade relativa o valor mínimo recomendado é de 50% e para o vento, valores compreendidos entre 4 e 10km.h-1 são adequados (Gandolfo & Antuniassi, 2005). Mathews, (1992) comenta que temperaturas acima de 30°C e umidade relativa abaixo de 50% podem favorecer a evaporação das gotas.
No caso do vento, valores adequados, acima de 4 km.h-1, favorecem o movimento das gotas para baixo, já que reduzem a ação das correntes convectivas e ainda melhoram a distribuição das gotas nas diferentes partes e extratos da planta. O mesmo autor afirma que ventos com velocidades muito elevadas (acima de 10 km.h-1) podem promover a deriva das gotas por arrastamento. O objetivo deste trabalho foi quantificar o tempo disponível para aplicação de agroquímicos considerando os parâmetros ambientais técnicos recomendados.
MATERIAL E MÉTODOS
Os levantamentos foram feitos para o município de Bandeirantes, PR, a partir dos dados climáticos registrados pelo posto agrometeorológico da Universidade