DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: Química Orgânica I
PROFESSORA: Paulina Carvalho
José Lopes -
Maria Taís de Araújo -
Rickardo Marques - 2012024822
Talita Azevedo -
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
São Luís – MA 2013
1. INTRODUÇÃO
O ponto de fusão de uma substância orgânica pura pode ser definido como a temperatura na qual a fase sólida coexiste com a fase líquida. Termodinamicamente falando, ponto de fusão é a temperatura na qual a pressão de vapor na fase sólida é igual à pressão de vapor na fase líquida. Nesta situação, as duas fases estão em equilíbrio.
A maioria dos compostos orgânicos sofre fusão geralmente em temperaturas compreendidas entre 50ºC e 300ºC. Uma substância orgânica pura geralmente possui um ponto de fusão bem definido, ou seja, a fusão ocorre em uma faixa estrita de temperatura. Esta propriedade pode então ser um critério de pureza de uma substância, pois duas amostras de um mesmo composto devem fundir-se a uma mesma temperatura. Entretanto, duas amostras desconhecidas que se fundem a uma mesma temperatura não são necessariamente o mesmo composto.
Embora substâncias puras geralmente apresentem pontos de fusão nítidos, muitas se fundem em intervalos maiores de temperatura; algumas se decompõem antes da fusão, outros se decompõem no ponto de fusão. Tais pontos de decomposição (a temperatura na qual o material se decompõe) podem ser nítidos o bastante para constituir um valor na identificação. Um composto que se funde com a decomposição, normalmente exibe uma faixa de fusão mais larga do que aquela de um composto que não se decompõem.
É difícil determinar o ponto de fusão de um composto puro a um grau mais próximo com a aparelhagem utilizada em laboratório. Nesta situação, várias são as fontes de erro: termômetros não são calibrados, diferença na