DETERMINAÇÃO DO EQUIVALENTE EM ÁGUA DE UM CALORÍMETRO (W)
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Química
Disciplina: Físico Química
Curso: Farmácia
DETERMINAÇÃO DO EQUIVALENTE EM ÁGUA DE UM CALORÍMETRO (W)
Brenda Pinheiro
SÃO LUÍS
2013
INTRODUÇÃO
Os corpos e as substâncias na natureza reagem de maneiras diferentes quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor. Alguns esquentam mais rápido que os outros. É a isso que chamamos de capacidade térmica. Mas a capacidade térmica não é uma propriedade da substância, ela depende também da massa e do calor específico para ser calculada. Já o calor específico pode ser definido como a capacidade térmica por unidade de massa e é uma característica da substância de que o material é feito. A capacidade térmica pode ser medida usualmente em cal/ºC e no Sistema Internacional em J/K, assim como o calor específico é medido usualmente em cal/gºC e, no Sistema Internacional em J/ kg K.
O Equivalente em água de um corpo é a massa de água que tem a mesma capacidade térmica do corpo, ou seja, é a massa de água que recebendo a mesma quantidade de calor fornecido ao corpo sofre a mesma elevação de temperatura que ele. Para sua determinação, utiliza-se o “Principio das trocas de calor” (sem energizar o calorímetro), partindo de duas massas de água destiladas iguais, uma com temperatura aproximada de 100C abaixo da temperatura ambiente e a outra com temperatura 100°C acima da temperatura ambiente.
O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente e muito utilizado nos laboratórios de ensino para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois ou mais corpos de temperaturas diferentes. É construído para que não ocorra troca de calor entre o mesmo e o meio ambiente. Existem vários formatos de calorímetro, mas todos são constituídos basicamente de um recipiente de paredes finas que é envolvido por outro recipiente fechado de paredes mais grossas e