Capa
Graduação em Geografia Bacharelado
Reflexão da importância da geografia antiga e contribuição Árabe para cultura oriental.
Junho
2013
Universidade Estadual de Ponta Grossa Graduação em Geografia Bacharelado
Reflexão da importância da geografia antiga e contribuição Árabe para cultura oriental.
Trabalho apresentado à disciplina de Geografia Agrária do programa de Graduação em Geografia – da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Paraná.
Aluno (a)s: João Alfredo Horst Neto
Professor(a): Ana Paulla
Junho
2013
A importância da geografia na antiguidade
A importância da Geografia na antiguidade se deve ao fato de que foi necessária a exploração de novas áreas pelos nômades, onde despertou interesse em conservar informações de onde estes grupos de pessoas passavam, deixando estas informações para gerações posteriores.
A Geografia até o século passado era totalmente descritiva, o que ajudou muito os povos antigos a conhecerem suas áreas de abrangência.
Os povos orientais da antiguidade não só desenvolveram o conhecimento empírico da geografia, mas também estabeleceram estudos matemáticos que deram origem ao conhecimento sistemático do mundo.
Pode se dizer que as principais ideias geográficas se deram a necessidade da agricultura com o cultivo e produção, estudando sistemas de irrigação (exemplo do rio Nilo) e períodos de precipitações para melhor épocas de plantio.
Uma das maiores contribuições para a geografia foi dos gregos que, com os ensinamentos dos Mesopotâmicos, entenderam a astronomia, diferenciação de estrelas e planetas, movimentos de rotação, dividiram o ano de acordo com esta revolução, além de conhecimentos de geometria. Foram também grandes navegadores, tinham o conhecimento sobre relações sociedade-natureza, sistemas agrícolas, técnicas de uso de solo, relacionamentos de cidade e campo e poder e povo.
Contribuição da