Determinação de Triclorocompostos Totais em Urina
Determinação de Triclorocompostos Totais em Urina
Questões
3. Como o tricloroetileno exerce seus efeitos tóxicos? Liste alguns efeitos à saúde que podem ser desencadeados por exposição a esse solvente.
Os efeitos tóxicos do tricloroetileno estão fortemente relacionados com a formação de metabólitos, para isso o estudo da farmacocinética destes torna-se muito útil qualitativamente para associar as espécies químicas com o efeito observado.
O tricloroetileno é um solvente lipossolúvel facilmente absorvido por pulmões, trato gastrointestinal e pele e distribuído no tecido adiposo, músculos, cérebro, rins, fígado e o próprio pulmão. A sua biotransformação pode acontecer por duas vias distintas: via citocromo P450 e via de conjugação com GSH, sendo que parte pode ser eliminado na respiração sem sofrer metabolização.
Na primeira via, todas as etapas do metabolismo acontecem principalmente no fígado e os ácidos formados causam promoção do crescimento de células mutadas, portanto apresenta um efeito carcinogênico. A segunda via é mais lenta, exigindo uma maior concentração do solvente para acontecer, e os metabólitos s-(1,2-diclorovinil)-glutationa e s-(1,2-diclorovinil)-L-cisteína gerados apresentam nefrotoxicidade. Nos pulmões, cloral/hidrato de cloral são estáveis, causando toxicidade. Os efeitos agudos sobre o sistema nervoso central (SNC) são caracterizados por duas fases sequenciais - excitação e depressão e são geralmente reversíveis. Os efeitos neurológicos da exposição ao tricloroetileno dependem do tempo e concentração do mesmo durante a exposição. De uma maneira geral são muito aproximados aos efeitos do álcool.
4. Cite outros métodos que podem ser utilizados para o monitoramento biológico ou ambiental de tricloroetileno.
5. Qual o princípio do método testado em aula e quais seriam suas vantagens e desvantagens?
O método testado em aula baseia-se no