Determinação de Sulfeto
IC611 – Química Analítica Experimental II – 2013/I
Turma P64
Gravimetria por Precipitação
(Determinação de sulfato)
Seropédica
2013/I
1. Métodos Gravimétricos de Análise
Primeiramente, a etapa essencial a uma análise quantitativa é a escolha do método. Uma das primeiras etapas necessária para seleção é o nível de exatidão requerida, como também o tempo e os recursos disponíveis para a análise.
Por sua vez, os métodos gravimétricos determinam a massa do analito ou algum composto a ele relacionado. Existem pelo menos duas maneiras de usar a massa como sinal analítico:
1. determinação direta da massa do analito, ou o composto quimicamente relacionado a ele;
2. determinação indireta da massa do analito;
Na determinação direta requer as seguintes etapas: pesar o filtro, filtrar, secar, pesar novamente e calcular a diferença das massas. Como exemplo, temos determinação de Pb (II) em amostra de água.
Na determinação indireta é realizado pela medida da variação de massa do analito devido a sua perda, como também a massa do composto formado como resultado de uma reação envolvendo o analito.
Exemplo: Determinação de fosfito em uma amostra. Nesta determinação o PO3-3 reduz Hg2 para Hg2+2. Em presença de Cl- é formado um precipitado sólido com o Hg2+2, ilustrado a seguir:
Por fim, a massa deste precipitado fornece a massa indireta do fosfito presente na amostra original.
2. Gravimetria por Precipitação
Na gravimetria por precipitação o analito é convertido a um precipitado pouco solúvel após a adição de um agente precipitante. Em seguida este precipitado é lavado para retirar as impurezas, filtrado, convertido a uma composição quimicamente conhecida e por fim é pesado.
3. Natureza Física do Precipitado
O precipitado necessita ser insolúvel, ou seja, possuir solubilidade baixa, para que suas perdas sejam desprezíveis. Precisa também ser facilmente filtrável, lavável e também não deve