Determinação de massa específica
DQ – Lab. Experimental de Físico - Química - Universidade Estadual da Paraíba
Campus Universitário – Bodocongó, CEP -58109-790-901, Campina Grande – Rua: Juvêncio Arruda s/n – 3315-3333 – Paraíba, Brasil. e-mail: filipe_uepb@outlook.com
PRÉ PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA E DENSIDADE DE LÍQUIDOS
Campina grande, PB
09 de maio de 2014
Respostas
1ª) Trata-se da mistura de um gás com outro devido ao rápido e desordenado movimento das moléculas dos gases, ou seja, a mistura espontânea dos gases. Trata-se do urânio físsil separado do urânio não físsil, ou seja, trata-se do urânio bruto com uma porcentagem de U-235 aumentada artificialmente. Para o processo de obtenção, depois de extraído, o urânio passa para uma fase mineradora de separação. Ele é triturado em partículas de 20mm e filtrado com água. Depois passa por um processo com ácido sulfúrico para ser extraído do minério e filtrado e seco a uma temperatura de 700°C, a solução obtida denominada licor, é depois purificada por métodos químicos comuns, sendo o resultado considerado urânio sólido, de cor amarela, conhecido como “yellow-cake”, que contêm aproximadamente 70% do urânio do minério. O concentrado é convertido em hexafluoreto de urânio, então, fazendo uso de uma ultra-centrífuga que gira a altas rotações separa o U-235, enriquecido (3%) do U-238, empobrecido (85%). Pode ser utilizado para a fabricação de armas nucleares, como também pode ser utilizado para geração de energia.
2º) Borracha, chumaço de algodão, ou seja, pequenos orifícios nos quais o gás tem que passar.
3º)Está baseada na Lei de Graham, que diz que “A velocidade de efusão dos gases é inversamente proporcional às raízes quadradas de seus pesos moleculares.”
Matematicamente essa lei pode ser expressa pela equação: , ou, relacionando dois gases diferentes teremos:
A unidade usada nesse caso é o “volume que escapa por unidade de tempo”,