DETERMINAÇÃO DE ESTANHO EM LIGAS NÃO METÁLICAS
Química – 4° Semestre - Matutino
Química Analítica Quantitativa
Prof. Nelson Budag
DETERMINAÇÃO DE ESTANHO EM LIGAS NÃO METÁLICAS
Blumenau, 22 de novembro de 2012.
1 INTRODUÇÃO
Ligas não ferrosas, são ligas metálicas onde o ferro não é o elemento principal. São caracterizadas por obterem maior resistência a corrosão e melhor comportamento em baixas temperaturas, porém possuem menor resistência em altas temperaturas e pior resistência mecânica. Neste trabalho, será determinada a presença de estanho em uma amostra de uma solda, que é responsável por aproximadamente 54% do consumo de Estanho do mundo. A solda é composta por um sistema binário, contendo o estanho como elemento principal, e outro metal, geralmente o Chumbo. Quando esta mistura apresenta Estanho (IV) e Chumbo (II), eles podem ser complexados pela adição de solução padrão de EDTA, titulando-se o excesso de EDTA por uma solução padrão de nitrato de Chumbo, determina-se assim a quantidade total de Estanho e Chumbo presente em solução. Acrescenta-se então fluoreto de sódio, que desloca o EDTA do complexo de estanho (IV) – EDTA. Então o EDTA liberado é determinado pela titulação com solução padrão de chumbo.
2 PROCEDIMENTO
Preparar uma solução padrão de EDTA (0,2M), uma solução de nitrato de chumbo (0,01M), uma solução aquosa de hexamina a 30% e uma solução aquosa de alaranjado de xilenol a 0,2%.
Dissolver uma amostra pesada (cerca de 0,4g) da solda em 10mL de ácido clorídrico concentrado e 2mL de acido nítrico concentrado a quente. Ferver suavemente a solução durante aproximadamente 5 minutos, para expulsar os fumos nitrosos e o cloro, deixar esfriar ligeiramente o que pode provocar a separação de parte do cloreto de chumbo formado. Adicionar 25mL da solução de EDTA (0,2M) e ferver durante 1 minuto, o cloreto de chumbo se dissolve e se obtém uma solução límpida. Diluir com 100mL de agua