DETERMINAÇÃO DA MASSA DE UM CORPO EM UM PLANO INCLINADO
Introdução
Este trabalho é baseado a uma visita que nossa equipe fez ao laboratório de Física, onde realizamos experiências com Plano Inclinado.
Plano Inclinado, é uma aplicação da 2° lei de Newton, na qual envolve grandezas como a força peso e a força normal, que não atuam na mesma direção, pois a força peso está na direção vertical. Já a força normal está perpendicular à superfície de contato, ou seja, vai formar um ângulo de 90° graus. No decorrer deste trabalho entenderemos melhor o conceito dessas forças.
Objetivos
Visualizar na pratica uma das aplicações da 2° lei de Newton (Plano Inclinado)
Determinar as massas dos corpos que serão utilizados na experiência. Melhorar o nosso conhecimento em relação ao capítulo estudado do nosso livro de Física sobre as aplicações das leis de Newton.
Materiais Utilizados
Rampa dotada de goniômetro;
Carrinho;
Dinamômetro;
Dispositivo de ajuste de inclinação;
Conjunto de massas aferidas.
Fundamentação Teórica
Plano inclinado é um mecanismo que permite que corpos sejam elevados mecanicamente por forças de menor intensidade do que se esses corpos fossem elevados diretamente na vertical.
Porém ao ser elevado, sem que nada o segure ou o fixe ao plano, ele tende a descer.
Mas, q ual força o puxa para baixo, se a força peso está na vertical e o corpo não está?
A resposta é simples: a componente da força peso, a Px, que se encontra paralela ao ângulo de inclinação.
E para descobrir o valor do seu módulo se utiliza o seguinte cálculo: Px = P * sen .
Procedimento Experimental
Ao chegar no laboratório de Física, ficamos com o experimento de plano inclinado. Tivemos que calcular as diferentes massas de corpos, usando diferentes ângulos. O primeiro experimento foi com um corpos, cuja massa era de 20 g com a inclinação de 30°. Utilizamos primeiramente um bloco apenas,