Determinação da densidade da água
Alunos: Gilberto Lopes Filho João Paulo Barbosa Vitor Taveira Machado
Goiânia, 26 de março de 2012
INTRODUÇÃO
Este experimento tem por finalidade verificar a imprecisão das vidrarias, a densidade de alguns sólidos e a densidade da água.
Para cada vidraria utilizada no experimento será colocado a mesma quantidade de água e verificar-se-á o volume de cada um, que teoricamente deveria ser igual. Uma pequena diferença é esperada na prática devido ao formato de cada recipiente.
A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra. Ela pode ser encontrada em três estados físicos (sólido, líquido e vapor d’água). As características que tornam a água tão importante para a vida são: alto calor específico, tensão superficial, a capacidade de transportar substâncias (nutrientes e gás oxigênio, por exemplo) e o fato de ser considerada solvente universal
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atômica 63,6 u. É um elemento metálico, que pertence ao grupo 11 (ou 1B) da tabela periódica, está localizado no 4º período. É um metal de transição. Possui cor marrom-avermelhada, é bastante maleável e dúctil. Este metal é amplamente utilizado em instalações elétricas, devido à sua excelente capacidade de conduzir eletricidade e calor, além de possuir alta dureza, ser maleável e ser muito resistente à corrosão, seja pelo ar atmosférico, seja por outras substâncias corrosivas como ácidos. É ideal também para transmissão de dados. Não é magnético e é totalmente reciclável.
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 ( 13 prótons e 13 elétrons ) com massa atômica 27 u. O nome alumínio vem do latim alúmen, nome dado a um de seus sais, o sulfato de alumínio. Em meados do século XVIII foi proposto por L. B. G. de Morveau o nome alumine para a